top of page

Grupo “Mulheres em Movimento por uma Cidade Melhor” se reúne com Secretário de Saúde de Mongaguá

  • Foto do escritor: Luciana Faro Guimarães
    Luciana Faro Guimarães
  • 2 de jun. de 2023
  • 3 min de leitura


O encontro que aconteceu dia 30 de maio, na Secretaria de Saúde de Mongaguá, teve como objetivo discutir questões pertinentes ao sistema de saúde da cidade e novas alternativas para melhoria dos serviços prestados à população


O grupo “Mulheres em Movimento por uma Cidade Melhor” esteve presente na Secretaria de Saúde de Mongaguá para uma conversa informal com o secretário Dr. Marcelo Veiga do Marco. O objetivo desse encontro foi entender como o sistema de saúde da cidade funciona para propor melhorias e buscar novas alternativas que atendam aos munícipes. Para tanto, esse grupo apresentou ao secretário algumas dúvidas e reclamações que recebeu da população local que busca atendimento médico nos postos de saúde, bem como na UPA e no Pronto Socorro de Mongaguá. Entre os principais questionamentos foram discutidos pontos como a humanização do atendimento, encaminhamento para especialistas, demora para conseguir exames, possibilidade de ter um hospital na cidade e logística dos postos de saúde.


Na ocasião, Dr. Marcelo esclareceu fatos importantes sobre o funcionamento do SUS (Sistema Único de Saúde). Segundo ele, o Ministério da Saúde classifica os municípios quanto a complexidade do atendimento dentro do SUS. Essa complexidade é determinada pelo número de habitantes da cidade. Existem municípios de alta, média e grande complexidade. Como Mongaguá tem aproximadamente 60 mil habitantes, a cidade é classificada como município de baixa complexidade. Este fato determina o aporte de verba destinada à saúde de Mongaguá. Dito isso, Dr. Marcelo afirmou, “Cumprimos com todas as nossas obrigações impostas pelo SUS, mas oferecemos muito mais do que isso. Somos um município de baixa complexidade como um aparelho de tomografia, por exemplo. O problema é que a oferta é menor do que a demanda e por isso estamos, junto ao Prefeito Márcio Cabeça, constantemente em Brasília tentando aumentar nossos recursos”. O Secretário explicou que grandes melhorias foram realizadas na cidade como aquisição de ambulâncias, reforma do Pronto Socorro, construção do Centro Médico no bairro Agenor de Campos e do Centro de Fisioterapia. O Município também possui um acordo com outras cidades para encaminhamentos de atendimentos, realização de exames, assim como vagas em Hospitais Estaduais que funcionam com o sistema “portas fechadas”, ou seja, a população só tem acesso através de encaminhamento médico. Atualmente, em média 200 pacientes por dia são encaminhados para atendimentos em outras cidades.

Diante desse cenário, o grupo “Mulheres em Movimento por uma Cidade Melhor” propôs ao secretário a informatização dos postos de saúde da cidade a fim de agilizar o atendimento realizado ainda analogicamente com fichas, arquivos e papéis que não são facilmente localizados e muitas vezes se perdem. Essa informatização já está sendo estudada pela Secretaria de Saúde.

Outras questões foram levantadas nesse encontro e serão discutidas em próximas reuniões como a capacitação e a qualidade do atendimento médico prestado à população. A possível avaliação do atendimento dos profissionais da saúde pela população, a aquisição de medicamentos de alto custo e o funcionamento da Farmácia Popular.

Nesse encontro também foi mencionado a falta de informação da população quanto ao funcionamento do SUS na cidade. E novas alternativas para um maior acesso à informação e ao encaminhamento para atendimento médico dos munícipes estão sendo estudadas. As vezes, a falta de uma comunicação clara acaba impactando no atendimento da população que se perde no processo de busca por consultas, exames e emergências médicas. Lembrando que a cidade de Mongaguá possui uma grande população de idosos com dificuldades físicas e demandas complexas. Sendo assim, a agilidade nos processos dos atendimentos médico-hospitalares pode ser determinante na sobrevivência ou na qualidade de vida de um paciente idoso.

O grupo “Mulheres em Movimento por uma Cidade Melhor” foi criado para ouvir as demandas da população de Mongaguá para juntos debatermos e pensarmos em novas soluções para a cidade abrangendo setores como educação, saúde, transporte, lazer, segurança, entre outros. Juntem-se a nós!

Comentários


bottom of page